Instituído pela Unesco, a data nos propõe repensar a destinação adequada do que descartamos após o consumo.
Anualmente mais de 1 bilhão de toneladas de resíduos sólidos são produzidos por dia em todo o mundo. Estudos desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que esses números podem dobrar nas próximas décadas. Em contrapartida, empresas e instituições não governamentais estão cada vez mais empenhadas em mudar este cenário por meio do consumo consciente e da reciclagem.
No Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) para conscientizar sobre o descarte adequado destes resíduos, a BM Engenharia Ambiental te ajuda a entender mais sobre o que é a reciclagem.
O que é reciclagem?
É o reprocessamento de um produto/substância, reinserindo no processo produtivo, alterando sua composição física, físico-química ou biológicas, com vistas na transformação em insumos ou novos produtos, observando os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. A reciclagem é utilizada como matéria prima para substituição parcial ou total de matérias-primas virgens.
Por que ela é importante?
Economicamente, a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos e a inserção do produto no ciclo produtivo. No aspecto social, proporciona uma melhor qualidade de vida, bem como a geração de postos de trabalho e rendimento a pessoas de diferentes classes sociais. No contexto ambiental, temos os mais variados benefícios, onde podemos citar a destinação correta dos resíduos, promovendo a redução da demanda de extração de recursos naturais e a diminuição do abarrotamento nos aterros.
No caso de lixo orgânico, é possível reciclá-lo?
Os resíduos provenientes de materiais orgânicos podem passar pelo processo de compostagem. Este é um processo biológico realizado por microrganismos e animais invertebrados, os quais transformam a matéria orgânica em uma substância homogênea: o adubo.
Os benefícios da reciclagem da matéria orgânica são diversos, nos quais podemos citar:
a) redução dos rejeitos para os aterros o que, consequentemente, diminui custos do aterro e aumenta sua vida útil;
b) revalorização e aproveitamento do composto orgânico;
c) é um processo ambientalmente seguro;
d) por ter elevação de temperatura no processo, elimina a presença de patógenos;
e) economiza no tratamento de efluentes.
E como a reciclagem ou a destinação de resíduos para a reciclagem pode ser positiva para as empresas?
Para as empresas, a reciclagem pode reduzir os custos em seu processo de produção e ainda retirar lucro com a venda dos resíduos que não podem ser reaproveitadas, mas que são úteis para catadores e cooperativas. Além disso, a empresa pode estar em desenvolvimento para o consumo consciente e ser reconhecida por estar equiparada com a consciência ambiental institucional.
Gostou desse post? A Bm Engenharia Ambiental atua com a elaboração e execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
Fale com um de nossos consultores e saiba mais.
Diadareciclagem #BmEngenhariaAmbiental #Informação #EducaçãoAmbiental