Uma das profissões do futuro que vem ganhando cada vez mais destaque.
A preocupação crescente com o futuro do planeta está fazendo com que surjam no mercado uma grande variedade de oportunidades ligadas ao meio ambiente.
Seja na área de marketing, comunicação, engenharia, arquitetura, gestão de negócios e administração, entre outras. Não importa: o mercado está aberto e voltado para a sustentabilidade. E, dizem os especialistas, essa é uma tendência sem volta, que só vai crescer com o passar dos anos.
Entre as profissões que mais se destacam uma, que necessita cada vez mais de profissionais é a de: consultor ambiental.
“Em um futuro próximo, a vantagem competitiva das empresas estará relacionada com o alinhamento de ações sustentáveis com a rentabilidade da companhia. Ou seja, organizações que não investirem no desenvolvimento social das comunidades nas quais estão inseridas, perderá destaque no mercado.” Santander, negócios e empresas. “- Santander, negócios e empresas”.
A área de consultoria ambiental atua de forma bastante abrangente, avaliando os muitos danos ambientais e biológicos que podem estar presentes em uma empresa.
Na prática, um consultor ambiental é responsável por realizar um plano de ações efetivo e seguro, voltado a garantir para que tudo sejam inserido e executado de acordo com as legislações ambientais, de modo que as empresas ou organizações não sejam autuadas em infrações ou multas ambientais.
O campo de trabalho dos consultores ambientais tem crescido muito aos longos dos anos, devido, principalmente, ao aumento de rigor empregado nas questões ambientais em todo o mundo, sendo os municípios e as empresas ambientais os principais campos de trabalho desses profissionais.
A revista Época define que os produtos precisam fazer a diferença no bem-estar do consumidor e apoiar o sustento de muitas pessoas por meio da cadeia de fornecedores, da produção e da distribuição. É um jeito de a empresa usar seu tamanho para influenciar milhares de outras. Trabalhando ao lado do Ambiental e profissional das empresas contratantes. – Matéria Revista Prêmio ÉPOCA Empresa Verde, realizado desde 2008.